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A eficiência de uma secretária executiva

A eficiência de uma secretária executiva

Você sabe o que define a eficiência de uma secretária executiva?
Quando fui contratada por uma empresa par a trabalhar como Assistente Administrativa, no meu primeiro dia de trabalho, o meu diretor me disse o seguinte: cuide desta empresa como você cuida da sua casa.
Esta frase foi dita 11 anos atrás, e ainda hoje me dá uma referência em tudo na vida. Cuidar das coisas e de tudo como se fossem minhas.
Nos treinamentos, comento, também essa questão. Principalmente, da empatia de se colocar no lugar do empregador ou cliente, para entender genuinamente o que ele quer, ou até o que ele não quer.
Nesse sentido, uma secretária executiva eficiente, além de trabalhar de forma empática, conseguirá tranquilamente cuidar dos assuntos do seu empregador ou cliente, como está cuidando dos próprios assuntos. Isso faz sentido para você, que lê este artigo?


Novas funções de secretárias executivas e sua eficiência

Do mesmo modo, uma secretária executiva não é mais aquela pessoa que faz café, atende ao telefone. Ao contrário, hoje a secretária é uma líder, e muitas vezes tem um papel de gestora nas empresas. Já escrevi sobre o assunto, também, no artigo Secretária como “co-gestora”, vale a pena conferir também.
Em síntese, as secretárias “co-gestoras” não precisam receber tarefas da equipe, dos diretores ou dos clientes. Elas gerenciam as tarefas da equipe, dos diretores e dos clientes. Portanto, essa habilidade de gestão é que define a eficiência de uma secretária executiva.
Sendo assim, este é um dos motivos pelos quais o mercado está se abrindo para o ramo de secretariado remoto executivo. Quem está empreendendo neste ramo já tem um know how em múltiplas tarefas do dia a dia, bem como em “co-gestão” de empresas.


Como medir a eficiência de uma secretária remota executiva?

Confira, a seguir, como saber se uma secretária executiva é eficiente.

  1. Verificar se a pessoa atua como empresa, ou seja, se possui CNPJ, razão social e emite notas fiscais. Isso dará referência do tipo de profissional que você está contratando.
  2. Procurar descobrir se a pessoa é congruente com o que fala e faz. Isso faz valer a frase “cuide da empresa como está cuidando da sua própria casa”.
  3. Consultar referências, contatar clientes, ex-clientes, antigos empregadores, fornecedores.
  4. Verificar se a profissional de secretariado remoto tem experiência no que você quer.
  5. Pedir dicas de como fazer as atividades que deseja contratar. Assim poderá ter certeza de que a pessoa conhece e tem experiência.