Você está visualizando atualmente Secretariado remoto e assistente virtual
Secretaria remota e Assistente virtual, uma nova carreira em ascensão

Secretariado remoto e assistente virtual

Uma Nova Carreira em Ascensão

Deisiane já iniciou seu trabalho com clientela. Inclusive alguns clientes surgiram a partir da pesquisa de mercado.
“Quando eu perguntava sobre a demanda dos serviços, algumas pessoas respondiam: sério que existe este serviço em Curitiba? Eu preciso disso”, conta.
Desde então, Deisiane fez algumas adaptações em seu pacote de serviços. Não obstante sua agenda comporta todo o trabalho de secretariado, administrativo e até RH e financeiro. Em suma são contas a pagar, prospecção, contratação, agenda, orçamentos, etc. Assim também, para o serviço de atendimento telefônico, Deisiane conta com a parceria de uma colega que atende os ramais com script pré-definido.

Como funciona

O serviço da secretaria remota é cobrado por hora e Deisiane define com o cliente o pacote mensal. Se acaso ultrapasse o limite, ela avisa e combina os extras com o cliente. A secretária atua como MEI (Micro Empreendedor Individual). Fornece nota fiscal para seus clientes (o que ajuda a não configurar vínculo empregatício), e conta que hoje consegue faturar mais do que quando era contratada de uma empresa. “Claro que tem os custos fixos de uma empresa, como telefone e internet. Agora, estou comunicando meus clientes a me ligarem no telefone Voip, para não misturar com o da casa”, explica.

Por fim, esta é uma separação importante, especialmente para não invadir a privacidade da residência. A princípio Deisiane tenta se ater ao horário que definiu para trabalhar, das 8 às 17 horas, com uma hora de almoço. Apesar disso sabe que quando o trabalho exige, vai além desse horário. “Estou me policiando para cumprir este expediente e depois do trabalho poder me dedicar ao meu hobby”, conta Deisiane.

Vantagens de trabalhar em casa

Sobre as vantagens e desafios de trabalhar em casa, a secretária remota comenta que é uma grande facilidade não ter que sair de casa quando está chovendo, por exemplo. Em outras palavras, enfrentar trânsito ou ter que levantar muito cedo para chegar ao serviço no horário já não é um problema. “Valorizo a flexibilidade de horários, posso montar a minha agenda. Por isso consigo estar aqui, no café, sendo entrevistada por vocês. Também economizo com combustível, alimentação fora de casa, etc.”

Sobre as desvantagens, surpreendentemente Deisiane diz que não consegue elencar nenhuma, a não ser pelo fato de agora ter que dedicar um tempo para organizar as finanças da própria empresa. Mas nada que ela não consiga tirar de letra, não é mesmo? =)

Fonte: Site GoHome
Foto: Luiz Costa