Para os empresários que buscam o sucesso, um bom planejamento estratégico é meio caminho andado. E nada melhor que o início do ano para se dedicar a esta tarefa tão importante. Sobretudo, nas micro e pequenas empresas com poucos recursos. O planejamento pode contribuir em muito para o empreendimento sobreviver e se sobressair no mercado.
Planejamento estratégico
Planejamento estratégico é pensar o futuro, no presente, mas sempre de olho no passado. Assim, os empresários de pequenos negócios precisam projetar aonde querem chegar. Mas, para isso, também é preciso que analisem o que já planejaram, anteriormente, e o que de fato já realizaram. É, portanto, um exercício simples que já contém inúmeros aprendizados.
Por meio dessa análise, por exemplo, é possível conhecer o poder de fogo da equipe e a capacidade de execução e de entrega da empresa. Aproveitar o início de ano para colocar metas no papel, utilizando o melhor das experiências anteriores, pode ajudar, desse modo, a calibrar a mira e definir o caminho a ser trilhado.
Não existe uma fórmula pronta. É preciso ficar claro que planejar não é garantia de acerto. Entretanto é a maior chance de acerto. Fixar metas e definir ações para a sua execução ajudam nos controles e na tomada de decisões. O empresário passa a enxergar o empreendimento como um todo, acompanha a sua evolução (ou não) e passa a compreender mais a dinâmica empresarial.
Planejar não é tarefa fácil. Muitos não gostam, outros não veem necessidade, mas é fundamental. Com a prática, planejar passar a ser uma rotina de resultados. Basta começar. Sucesso aos empresários em 2022 e bom planejamento.
Entrevista feita com Vitor Roberto Tioqueta,
diretor-superintendente do Sebrae-PR
“Gazeta do Povo”, 30.01.2014