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Como parar de procrastinar e melhorar a produtividade

Como parar de procrastinar e melhorar a produtividade

Em primeiro lugar, para entender como parar de procrastinar, a primeira coisa que você precisa entender é que se ocupar é diferente de produzir.

As pessoas costumam viver ocupadas, com muitas tarefas, e ao fim do dia estão exaustas e com aquela sensação de que não conseguiram fazer nada.

Na verdade, elas estão ocupadas, mas não estão produzindo. Produzir é fazer o que é necessário na direção das suas metas.

E, para isso, é preciso ter foco, método, disciplina e persistência. As pessoas procrastinam ou estão ocupadas demais.

Nesse sentido, as dicas abaixo servem para todas as pessoas entenderem como parar de procrastinar. Mas principalmente para as pessoas ocupadas que não produzem.

1 — Tenha clareza.

Tenha claro o que você quer, e onde você quer chegar.

Saiba qual é o seu objetivo.

Defina, também, como você poderá saber que o objetivo foi alcançado.

O objetivo é importante porque é o que define quando você pode parar, ou quando deve continuar.

2 — Método DRD

Frequentemente, o método DRD abre espaço na vida de pessoas ocupadas. Em seguida, entenda o significado da sigla.

  • Descarregar: escreva todas as atividades que você faz ao longo do seu dia. Todas as atividades pessoais e profissionais. Não esqueça de incluir o acesso às redes sociais. Não deixe nada de fora.
  • Reunir: reúna as atividades por tarefas similares. Quando for fazer um serviço externo, faça outras atividades no mesmo percurso, para que você não precise retornar. Quanto mais específica essa junção de atividades e tarefas, melhor.
  • Distribuir: crie uma tabela com dias e horários, e distribua essas atividades para que você as realize ao longo da semana.

3 — Faça uma coisa só.

Nosso cérebro demora alguns segundos para focar em cada tarefa e, cada vez que você se distrai para verificar outra tarefa, o cérebro precisa se reorganizar. Assim, nessa reorganização entre uma tarefa e outra, você perde tempo e produtividade.

Existem vários estudos que comprovam que quem faz mais de uma coisa ao mesmo tempo é 30% menos produtivo. Então, esqueça a ideia de ser multitarefa.

4 — Tarefas do dia seguinte.

Prepare, no dia anterior, o seu dia seguinte.

No dia anterior, organize e anote as suas atividades mais importantes para fazer no dia seguinte.

5 — Decida uma única vez.

Quando você tomar uma decisão, tome todas as medidas necessárias para você  seguir em frente com essa decisão. Por exemplo, se você decidir checar seus e-mails três vezes por semana, faça um planejamento para seguir sua decisão.

6 — Questione-se todos os dias!

“O que estou fazendo agora está me levando na direção daquilo que eu quero para minha vida?”

Fazer esse questionamento será útil para se manter no caminho.

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